segunda-feira, 24 de abril de 2017

Significado de Ambiguidade

O que é Ambiguidade


Ambiguidade significa o que tem a possibilidade de possuir mais de um significado ou sentido; refere-se ao que é ambíguo. É um substantivo feminino derivado da palavra ambiguitate, do latim.

Entre os significados de ambiguidade, encontram-se:

-hesitação;

-dúvida

-imprecisão;

-indeterminação;

-incerteza;

-irresolução;

-indecisão.

Ambiguidade - palavras

Têm ambiguidade as palavras que possuem mais de um significado, como:

-vela:

-objeto de cera utilizado para iluminação;

-conjugação do verbo velar na terceira pessoa do singular do presente do indicativo;

-tecido estendido ao longo do mastro de embarcações para que a força do vento possa servir de impulso. Barco a vela (de acordo com a Academia Brasileira de Letras, o emprego da crase na expressão barco à vela é opcional).

-banco:

-instituição financeira;

-móvel usado para sentar;

-depósito de areia no meio de um rio ou ao longo da costa;

-conjugação do verbo bancar na primeira pessoa do singular do presente do indicativo.

-casa:

-construção em que se reside;

-conjugação do verbo casar na terceira pessoa do singular do presente do indicativo.

Ambiguidade - frases

Não apenas as palavras com mais de um significado contém ambiguidade; na língua portuguesa, a construção de frases deve ser feita com cautela para evitar que exista possibilidade de dupla interpretação, de acordo com as normas da língua portuguesa, como nos exemplos a seguir:

-A cachorra da minha vizinha está fora de casa.

-Hoje teremos nossos amigos para o jantar.

-O pai observou o filho sentado no sofá.

Ambiguidade ou anfibologia

Anfibologia (palavra derivada do termo grego amphibolia) é mais um termo que designa a ambiguidade. É tida como um dos vícios de linguagem, em que a construção da sintaxe abre possibilidade de mais de uma interpretação.

Para Aristóteles, a anfibologia configurava uma falácia, utilizada para distorcer ou tirar a clareza das ideias enunciadas, prejudicando o raciocínio lógico.

Ambiguidade - usos

A ambiguidade pode ser utilizada na língua portuguesa como recurso estilístico por escritores que desejem explorar a multiplicidade de sentidos de palavras e/ou construções. Neste sentido, a ambiguidade se encaixa na classificação de licença poética.

Um dos grandes exemplos do uso da ambiguidade na literatura brasileira está no Poeminha do Contra de Mário Quintana:

Todos esses que aí estão

Atravancando meu caminho

Eles passarão

Eu passarinho!



FONTE: https://www.significadosbr.com.br/ambiguidada

quinta-feira, 20 de abril de 2017

Preconceito linguistico


O que é o preconceito linguístico e sua origem.
O que é?
O preconceito linguístico nada mais é do que um preconceito social que distingue e separa classes sociais, estigmatizando ou prestigiando falantes da língua portuguesa brasileira.
É importante sabermos alguns conceitos sobre a língua:

- O preconceito linguístico é uma forma de preconceito a determinadas variedades linguísticas.
 Para a linguística os chamados erros gramaticais não existem nas línguas naturais.
A língua falada e língua escrita são coisas totalmente diferentes.

fonte: Opreconceitolinguistico2.blogspot.com.br

Origem
A fala e a escrita fazem parte de nosso cotidiano, e não devem ser confundidas, porque a fala é natural à pessoa, enquanto a escrita pode ou não ser aprendida.
As diferenças entre elas não são bem aceitas por alguns membros da sociedade, uma minoria pertencente a classes privilegiadas, que consideram um desrespeito a norma culta e tentam impor uma unidade linguística existente apenas na gramática, ou seja, apesar da enorme diversidade e variabilidade apresentada pela língua, no uso cotidiano, falada no Brasil as pessoas tendem a transformar a variedade linguística utilizada pelo outro em “erro





terça-feira, 18 de abril de 2017

coesão

COESÃO

Coesão é a conexão, ligação, harmonia entre os elementos de um texto. Percebemos tal definição quando lemos um texto e verificamos que as palavras, as frases e os parágrafos estão entrelaçados, um dando continuidade ao outro.
Os elementos de coesão determinam a transição de ideias entre as frases e os parágrafos.
Observe a coesão presente no texto a seguir:
“Os sem-terra fizeram um protesto em Brasília contra a política agrária do país, porque consideram injusta a atual distribuição de terras. Porém o ministro da Agricultura considerou a manifestação um ato de rebeldia, uma vez que o projeto de Reforma Agrária pretende assentar milhares de sem-terra.”
JORDÃO, R., BELLEZI C. Linguagens. São Paulo: Escala Educacional, 2007, p. 566
As palavras destacadas têm o papel de ligar as partes do texto, podemos dizer que elas são responsáveis pela coesão do texto.
Há vários recursos que respondem pela coesão do texto, os principais são:
- Palavras de transição: são palavras responsáveis pela coesão do texto, estabelecem a inter-relação entre os enunciados (orações, frases, parágrafos), são preposições, conjunções, alguns advérbios e locuções adverbiais.
 Coesão por referência: existem palavras que têm a função de fazer referência.
 Coesão por substituição: substituição de um nome (pessoa, objeto, lugar etc.), verbos, períodos ou trechos do texto por uma palavra ou expressão que tenha sentido próximo, evitando a repetição no corpo do texto.
SILVA, Marina Cabral da. "Coesão"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/redacao/coesao.htm>. Acesso em 18 de abril de 2017.

Variação Linguística

Variação Linguística

A língua portuguesa é o código mais utilizado por nós, brasileiros, nas situações de comunicação e interação social.
Língua é um código formado por signos (palavras) e leis combinatórias por meio do qual as pessoas se comunicam e interagem entre si.
Língua é a linguagem verbal (oral/escrita) utilizada por um grupo de indivíduos que constituem uma comunidade.
·         Ela é uma construção humana histórica;
·         É organizadora da identidade dos seus usuários;
·         Ela também dá unidade a uma cultura, a uma nação;
·         Uma língua viva é dinâmica e, por isso, está sujeita a variações.

Variações linguísticas são diferenças que uma mesma língua apresenta quando é utilizada, de acordo com as condições sociais, culturais, regionais e históricas.
Entre as variedades da língua, existe uma que tem maior prestígio: a variedade padrão. Também conhecida como língua padrão e norma culta, essa variedade é utilizada na maior parte dos livros, jornais, e revistas, em alguns programas de televisão, nos livros científicos e didáticos, e é ensinada na escola. 
Exemplos com humor da norma padrão:


retirado de: 
LETRAS MARQUES. Variação linguistica. In: letras Marques 2013.  Disponível em:
<http://letrasmarques2013.blogspot.com.br/2013/08/variação-linguísticas.html>.
Acesso em: 18  abril 2017.

segunda-feira, 17 de abril de 2017

Regionalismos


O Brasil é um país com um território amplo e mesmo assim ainda possui uma língua única. Além de contribuir para uma grande diversidade nos hábitos culturais, religiosos, políticos e artísticos, a influência de várias culturas deixou na língua portuguesa marcas que acentuam a riqueza de vocabulário e de pronúncia. É importante destacar que as diferenças na nossa língua não constituem erro, mas são consequências das marcas deixadas por outros idiomas que entraram na formação do português brasileiro. Entre esses idiomas estão os indígenas e africanos, além dos europeus, como o francês e o italiano. A influência desses elementos presentes em cada região do país, aliada ao desenvolvimento histórico de cada lugar, fez com que surgissem regionalismos, isto é, expressões típicas de determinada região. Essa variedade linguística pode se manifestar na construção sintática – por exemplo, em algumas regiões se diz "sei não", em outras "não sei", mas a grande maioria dos regionalismos ocorre no vocabulário.
retirado de: 
LETRAS MARQUES. Variação linguística. In: Letras Marques 2013. Disponível em: <http://letrasmarques2013.blogspot.com.br/2013/08/regionalismos.htm>. Acesso em: 17 abr. 2017.